terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pesquisas - Comunicação Social: Escrita e Oralidade no Ensino do Português

Alex Sandro Maggioni Spindler
Joseane Carina dos Santos
Janise Galle
Júlia Regina
Graziela Batista 

RESUMO

No PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Letras, foi desenvolvida a oficina de Comunicação Social, que buscou a aplicação de novas teorias e metodologias de ensino de português, para assim melhor desenvolver a compreensão das diferentes mídias jornalísticas a partir dos mais variados jornais impressos que circulam no país. Primeiramente, visou demonstrar aos alunos a importância de compreender a estrutura do jornal escrito e observar as diferentes linguagens utilizadas, para ampliar os seus conhecimentos, isto é, ter acesso aos mais diversos discursos além de desenvolver sua visão crítica. Posteriormente, desenvolveu textos orais jornalísticos, ou seja, as transformações do texto escrito para o oral, suas diferenças e semelhanças e verificar como isso contribui para o enriquecimento lingüístico e de mundo do aluno. Esses textos foram filmados e editados pela TV Feevale. Essa oficina comprovou a teoria estudada ao longo do curso, uma vez que as atividades fizeram sentido para os alunos, que se empenharam na realização das tarefas e construíram conhecimento. Nesse sentido, este trabalho pretende analisar o ensino da língua portuguesa a partir das teorias de diferentes autores da área de Letras e de Linguística, a fim de aproximar o ensino da língua da realidade e dos anseios dos alunos.


Palavras-chave: ensino, língua portuguesa, oralidade, gêneros textuais



PRÁTICA

Introdução: 
    A partir de outubro de 2010, os bolsistas do PIBID Letras, da Universidade Feevale, atuaram em três escolas de Ensino Médio, da rede estadual, nas cidades de Campo Bom, Estância Velha e Novo Hamburgo. Inicialmente, o contato com a escola e os alunos deixou o grupo um tanto retraído, pois estavam mudando o ponto de vista – de alunos/acadêmicos para “professores”. Assim, foram necessários muito planejamento e muito estudo, para planejar as aulas e ir ao encontro dos anseios dos alunos da escola. 
                                                                                                              
      Após breve pesquisa, onde buscou-se identificar a realidade social dos alunos e também a realidade escolar dos mesmos, procuramos realizar situações de aprendizagem em sala de aula, em que o aluno possa desenvolver a habilidade oral do uso da língua materna, a fim de que tenha maiores chances de êxito em sua inserção social, e buscando aproximar ao máximo as atividades desenvolvidas com a realidade dos alunos. 
                                                                                                                          
A partir disso, observou-se que quando o ensino é voltado para o uso, os alunos participam mais, pois encontram sentido na produção, interpretação e na produção textuais, seja escrita ou oral. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo o relato dessa experiência.

Objetivos: 
     O principal objetivo das oficinas realizadas pelo PIBID Letras Feevale é aproximar a Língua Portuguesa da realidade dos alunos, buscando ressignificar o ensino/aprendizagem da língua materna.

Metodologia: 
     O grupo de bolsistas dividiu-se para a realização de duas oficinas paralelas: Comunicação Social e Clube de Literatura, para que os alunos pudessem escolher a área de seu maior interesse. Com isso as atividades passaram a realizar-se às sextas-feiras à tarde e aos sábados pela manhã.                                                                                     

      As oficinas de Comunicação Social visam utilizar-se dos meios de comunicação de massa para observação de diferentes usos da Língua Portuguesa em acordo aos interesses de cada meio, tanto na modalidade oral quanto escrita.                            
 Na oficina de Comunicação Social primeiramente debatemos o que vem a ser comunicação social e como seriam desenvolvidas as aulas e a partir de quais meios de comunicação. O primeiro projeto foi desenvolvido sob título ‘O jornal na sala de aula’, com objetivo de observar e compreender o jornal escrito, considerando a importância e acessibilidade desse meio, pois levar o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tenham consciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem. Para isso iniciamos as oficinas de Comunicação Social analisando o gênero notícia, onde os alunos puderam observar as características e estrutura do gênero, e posteriormente produziram uma notícia a partir de manchetes bizarras. O resultado foi bastante positivo, pois os alunos produziram textos muito criativos e também participaram ativamente dos debates propostos contribuindo com desenvolvimento da atividade. Para poderem observar as características e diferenças e semelhanças entre gêneros jornalísticos, os alunos tiveram acesso a cinco jornais: Zero Hora, Diário Gaúcho, Jornal NH, O Sul e Folha de São Paulo. A turma foi separada em cinco grupos, e os jornais foram sendo trocados para que todos pudessem observá-los. Os alunos foram direcionados para suas observações e colaboraram com debate expondo suas ideias. Em seguida o foco foi observar as diferenças na linguagem jornalística e para isso puderam comparar a mesma notícia nos cinco jornais, em seguida receberam o texto: “Chapeuzinho Vermelho na imprensa – Diferentes maneiras de contar a mesma história” que exemplifica de maneira divertida como cada tipo de imprensa divulga a mesma história. A partir das observações dos alunos nas últimas oficinas, os educandos foram desafiados a produzirem um gênero jornalístico, com tema ‘Escola’, para a elaboração de um mural-jornal que ficaria exposto nas dependências da escola, foram produzidos dois murais

     O resultado desse plano de aula foi bastante compensador, pois os alunos se empenharam na produção de seus textos buscando informações para suas reportagens, tirando fotos para coluna social ou para coluna de moda da escola, desenvolvendo desenho para produção de charge, selecionando as melhores fofocas, recolhendo dicas de livros e de filmes... Os alunos se esforçaram muito e tiveram reconhecimento pelo seu trabalho pois todos na escola tiveram a oportunidade de se informar sobre o que rola na escola

      A diferença entre o jornal impresso e o jornal de mídia foi o tema posterior. Após observarem outros meios de notícias, demos ênfase à televisão, especialmente programas de entrevistas e noticiários, onde foram analisadas a postura, a linguagem, a vestimenta, bem como os temas abordados, os alunos receberam a tarefa de montar um jornal falado, escolheram realizar um jornal no estilo do jornal do almoço. Cada aluno ficou responsável por um gênero, alguns realizaram sua parte em duplas ou trios, em acordo com a necessidade de cada produção. O resultado deste trabalho foi filmado pela TV Feevale. Ambas as oportunidades foram muito significativas tanto para os alunos da escola como para os bolsistas PIBID. Após, a filmagem, o resultado já editado foi analisado pelos participantes, que puderam, assim, analisar seu desempenho nas diferentes situações de comunicação, refletindo sobre sua linguagem, postura, vestimenta, enfim, a adequação ao que se propunha.

Resultados Parciais: 
     Como o projeto ainda está em andamento, o que pudemos perceber é que quando o aluno vê significado nas aulas, quando as propostas são próximas da realidade dos alunos utilizando textos orais e escritos que fazem parte do cotidiano dos alunos eles participam mais com envolvimento nas atividades propostas e com isso podemos proporcionar um aprendizado significativo.




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