terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mural - Mundo Feevale e Foto Poema

    Mundo Feevale é o nome dado à mostra de profissões tematizada através da qual apresentam-se os cursos de formação superior oferecidos pela Feevale. Seu principal objetivo é subsidiar os futuros universitários na escolha por uma carreira, aí são apresentadas pelos bolsistas e professores atividades interativas como uma forma, estereotipada diria eu, de vivenciar alguma prática do curso, sem deixar de propiciar o tradicional contato dos alunos com professores e coordenadores.
  
     No estande do curso de Letras trechos de poemas foram manuscritos para o evento e, qualquer um, poderia ter sua foto com frases de escritores consagrados seleciondas por professores do curso. Para a minha felicidade, além de ter dois poemas selecionados, a Profª. Dr. Juracy Assmann Saraiva (foto acima) que é também pesquisadora da Universidade Feevale, escolheu um de meus poemas para a foto. Para quem não conhece, a mulher é uma das pesquisadoras mais importantes do mundo graças aos seus estudos em Machado de Assis. A seguir um pouco mais sobre ela, informações que retirei do Lattes da mesma.
     Coordenadora do Comitê Interdisciplinar da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e faz parte do grupo Relações intertextuais na obra de Machado de Assis, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Suas pesquisas na área de Letras concentram-se na obra de Machado de Assis, na leitura e na metodologia do ensino de literatura. É coordenadora do Programa de leitura e escrita "Entre estrelas e letras", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Morro Reuter e do Programa de Estímulo à Leitura e à Escrita nas séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE) de Esteio. Em 2007, recebeu o Troféu Pena Libertária, relativo ao Prêmio Educação RS na Categoria profissional, pelo trabalho de formação de leitores e de estímulo às políticas públicas educacionais voltadas para a leitura e o Prêmio Paulo Freire - Destaque Esteio, pelo desenvolvimento de um programa de leitura em escola da rede municipal.Suas publicações mais recentes são O circuito das memórias (2009), obra sobre Machado de Assis, editada pela Edusp e Nankin, e Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola (2010), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed. Atualmente, é membro do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura. Vale a pena conferir alguns de seus livros e, se possível, assistir uma de suas aulas.
     Caso alguém não tenha conseguido ler... aí vai o poema:

A sala de aula é um rio. O professor é um pescador. Os alunos são peixes. A literatura é a isca.  
O professor me pesca.


(*A título de curiosidade: o referido poema foi dedicado a mesma em uma de suas aulas...)


Mais fotos clique aqui
   

0 pitacos:

Postar um comentário

Dê um pitaco e faça um blogueiro feliz!