segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pesquisa - Construção de saberes para a prática docente






Alex Sandro Maggioni Spindler
Joseane Carina dos Santos
Janise Galle
Júlia Regina
Graziela Batista

Resumo:
O presente trabalho parte do objeto de investigação Construção de saberes para a prática docente e visa analisar e aplicar as melhores estratégias para fazer uso da linguagem cinematográfica em sala de aula, no projeto Ciclo de Cinema, desenvolvido por bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – do curso de Letras da Universidade Feevale. Para isso, foram estudados textos teóricos sobre o cinema e seu emprego nas aulas de língua portuguesa, a partir de estudos de Ismail Xavier, Tânia Pellegrini, Flávio Aguiar, Juracy Saraiva, Marinês Kunz e Lovani Volmer. Apropriados da teoria, o grupo selecionou os filmes para o desenvolvimento de planos de aula que, além de trabalhar a língua portuguesa de forma criativa e próxima à realidade dos alunos, também abordou questões relacionadas aos valores morais como ética, companheirismo e respeito, pois partiu do tema amizade, presente nos quatro filmes selecionados, o que contribuiu com questões pertinentes ao desenvolvimento do indivíduo e com a interpretação da linguagem visual e sonora, a expressão verbal e outros recursos utilizados, para que os alunos percebessem as diferentes linguagens empregadas em narrativas fílmicas. A metodologia da pesquisa parte das reflexões teóricas sobre cinema e sobre a prática em sala de aula. O resultado da pesquisa e da experiência prática é amplo, mas centra-se principalmente no conhecimento dos procedimentos técnico-narrativos da narrativa fílmica e seu estudo na sala de aula, espaço de aplicação e de experimentação proporcionado pelo PIBID. Os acadêmicos aprendem sobre outras linguagens e sobre a docência, ao passo que os alunos da escola em que ocorre o projeto têm a oportunidade de enriquecer-se culturalmente, aprimorando seu aprendizado. 

Palavras-Chave: PIBID; Cinema; Prática Docente; Iniciação à docência;

0 pitacos:

Postar um comentário

Dê um pitaco e faça um blogueiro feliz!