quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Adaptações de Lendas Kaingang - O Tigre e o Macaco




Certo dia, o tigre, sábio das línguas e por isso um dos predadores mais eficazes, saiu para buscar alimentos, já que o inverno estava chegando. O macaco ficou encantado com a mulher do tigre, por isso ficou admirando-a. Quando o tigre partiu, foi conversar com ela:


- O que tu tá fazendo? – perguntou com ar desinteressado.


- Recolhendo folhas, puxando lenha, pois o inverno está chegando...  – respondeu a tigresa.


- E o compadre, tá em casa? – questionou o macaco.


- Ele não está... foi caçar, mas vamos entrando mesmo assim! – insistiu a mulher do tigre.


            Então ficaram os dois conversando até que a noite chegou.


Quando anoitece, a mata fica perigosa e poucos animais são corajosos o suficiente para encará-la. Vendo a escuridão, a tigresa convidou:


- Podes dormir aqui. – disse, ajeitando-se para dormir.


O macaco gostou da ideia e prontamente aceitou o convite. Havia uma grande fogueira no meio da morada, sua chama amarelada refletia uma forte luz que causava sombras nas paredes de madeira de eucalipto seca. Dormiam cada um de um lado da fogueira, no entanto, volta e meia o macaco tremia, batia o fogo e se coçava, para mostrar que sentia frio.


- Tem muita pulga aqui onde eu tô deitado, não consigo dormir. E se eu fosse deitar aí perto de você, daí a gente poderia se esquentar – propôs o macaco. A tigresa aceitou.


Quando estavam juntos, o macaco, no escuro, mexia-se muito e tocava-a meio sem querer. E perguntava:


- O que é isso?


- Meu cabelo, meus olhos, meu nariz, meu umbigo... - respondia a mulher do tigre, até que pegaram no sono.


De manhã, quase dia, o macaco escutou os passos do tigre voltando e fugiu às pressas. Apesar da mulher do tigre afirmar que ninguém havia estado ali, o tigre conhecia a linguagem das coisas. Fez uma busca nos arredores e encontrou vários macacos dormindo nas árvores. E, sabedor das línguas, percebeu logo que não era nenhum daqueles que havia estado em sua casa. Continuou a busca por muitos quilômetros até que encontrou seu compadre dormindo de barriga para cima em um galho.


- Foi você que esteve na minha casa, não foi?! – perguntou o tigre.  


Tinha sido ele. O tigre sabia mesmo das coisas!


  



Lenda Kaingang narrada pelo professor kaingang Dorvalino.
Adaptada pelo acadêmico Alex Sandro Maggioni Spindler
e revisada pela Profª. Me. Rosemari Lorenz Martins.

0 pitacos:

Postar um comentário

Dê um pitaco e faça um blogueiro feliz!