quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Adaptações de Lendas Kaingang - As Línguas do Mundo



            Desde o início da humanidade, os Kaingang interpretam o mundo de línguas ao seu redor. Pensando nisso, um dia, no centro de sua tribo, um velho índio falou a todos com muita calma.
- Nós achamos que somos inteligentes... mas os animais são mais inteligentes, os pássaros, por exemplo, sabem muitas línguas que o ser humano nem sequer conhece. – disse, enquanto olhava o horizonte.
- E qual é o animal mais sábio em línguas? – questionou um dos aprendizes, muito interessado. Após pensar um pouco, o velho índio respondeu.
- O que mais sabe línguas é o tigre. – disse – Nós, os Kaingang, aprendemos a interpretar as línguas com os animais, a palavra Kaingang, que dá nome ao nosso povo, por exemplo, vem da língua de um pássaro. Há muito tempo, índios andavam pela floresta, quando, de repente, notaram um pássaro que repetia aos gritos a palavra “kaingang” em sua direção. A partir de então, os índios que o ouviram cantando, acreditaram que este era seu nome.
Por isso, os índios Kaingang interpretam muitas coisa que os pássaros fazem. Mas não são só os pássaros que são sábios, cada vida tem seu poder na visão dos índios. As aves sabem do futuro, elas sabem tudo que vai acontecer; o tigre é o sábio das línguas, apesar de cada ser na terra ter sua própria língua.
- E o sol, tem língua? – questionou um menininho que estava sentado bem na frente.
- Às vezes, o sol está fraco, triste, cansado, outras vezes, brilhoso, gostoso...  sabem o que isso quer dizer? O sol está dizendo que ele está brabo, já que está queimando, mas as pessoas não o interpretam bem. Então o sol fica nublado e a humanidade triste – respondeu o índio. – Sim, o sol tem língua, mas nem sempre é compreendido. 


Lenda Kaingang narrada pelo professor kaingang Dorvalino.
Adaptada pelo acadêmico Alex Sandro Maggioni Spindler
e revisada pela Profª. Me. Rosemari Lorenz Martins.

0 pitacos:

Postar um comentário

Dê um pitaco e faça um blogueiro feliz!