quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Adaptações de Lendas Kaingang - Origem do Mundo Kaingang


  Em tempos remotos, aconteceu um dilúvio que cobriu todo o planeta Terra, que era habitado então pelos nossos antepassados. Somente o cume da Serra Krinjinjimbé (Serra do Mar) sobressaía-se da extraordinária inundação. 

  Os Kaingang, Kaiurucré e Kamé nadavam em direção à Serra do Mar, cada um com um luminoso tição (pedaço de madeira acesa) entre os dentes. Os Kaiurucré cansaram, afundaram e lá pereceram. Os Kaingang, por sua vez, mesmo com dificuldade, atingiram o alto da serra Krinjinjimbé, uns estabeleceram-se no chão, outros nos ramos das árvores, já que não acharam outro lugar. 

  Passaram-se vários dias sem que as águas baixassem. Sem nenhum alimento, os índios esperavam a morte. Foi daí que ouviram o canto de saracuras, que lançavam terra na água formando uma grande barreira de barro assentado. Logo as águas começaram a recuar. Os Kaingang clamavam às saracuras que se apressassem; estas redobraram seus gorjeios e convidaram os patos para que as ajudassem na tarefa.
  Em pouco tempo, conseguiram formar uma planície espaçosa no monte, dando bastante campo aos Kaingang, com exceção daqueles que tinham se refugiado nas árvores: estes foram transformados em monitós ou macacos, e os Curutons, em caroias, macacos urradores (Bugio). As saracuras tinham começado seu trabalho do lado de onde sai o sol, essa é a razão pela qual os rios e arroios kaingang tomam seu curso na costa e desembocam no grande rio Paraná.



Lenda Kaingang narrada pelo professor kaingang Dorvalino.
Adaptada pelo acadêmico Alex Sandro Maggioni Spindler
e revisada pela Profª. Me. Rosemari Lorenz Martins.

0 pitacos:

Postar um comentário

Dê um pitaco e faça um blogueiro feliz!